Projeto Sítio do Pica Pau Amarelo-POSTAGEM³

^^^^^^^^^^^^^Postagem ³







~~~~~~~~~~~~~~~~~~Etapas do projeto
~~~~~¹_Vida e obra de Monteiro Lobato

~~~~~~~~~²_Personagens do Sítio
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
³_Animais
~~~~~~~~~
4_Plantas
~~~~~~~~~~~~~~~5_Alimentação

Algumas experiências em educação têm mostrado que trabalhar com projetos fascina professores e alunos, porque estimula a inteligência e a criatividade, transforma alunos em descobridores de significações nas aprendizagens práticas, socializa o aluno e permite que suas dificuldades sejam superadas pelo grupo, possibilita investigação e, sobretudo, oferece a oportunidade de se optar sobre tema a explorar.(Revista do professor-Outubro a Dezembro de 2002) .
O meu interesse no decorrer do ano, foi e é o de desenvolver no aluno a capacidade de criar e pensar, dando oportunidade do aluno se expressar através das palavras, movimentos, pinturas, teatro com fantoches, colagens, dramatização, músicas e exploração em torno de diversas linguagens, porque essa forma de trabalho viabiliza o uso das múltiplas inteligências. E senti a necessidade de passar o resultado de todo o meu trabalho através do blog que está sendo de suma importância para minha experiência, e buscar através dele também novas informações que possa acrescentar para o meu crescimento profissional. As experiências que estou tendo com os meus pequeninos de 3 e 4anos, está sendo muito significativa em minha vida, pois através do crescimento intelectual deles é que me realizo. Isso não tem preço é fascinante! Etapa²Continuação:Um personagem que chamou muita atenção dos alunos foi o Saci Pererê. Deu para trabalhar o respeito as diferenças. Apresentei um poema sobre o Saci e deixei exposto em cartaz para leitura coletiva. Ensinei a dobradura do Saci, comparamos letras iniciais dos alunos e pesquisamos palavras com a letra S.



É importante nós professores levarmos diferentes tipos de leitura para despertar o interesse das crianças. Percebo a disposição dos alunos em escutar as histórias, prestam atenção, gostam e pedem que repita várias vezes. A hora da história é rotina em sala de aula e muito prazeroso, proporcionando momentos de fantasia. Aproveitei para explorar o máximo a produção de textos e produção de livrinhos. Ficava admirada com o interesse que tinham na construção de suas histórias. Eles desenhavam e eu era o escriba. Aqui tem algumas fotos dos alunos no momento de suas produções literárias.Durante o momento em que estou desenvolvendo o projeto, procuro proporcionar um trabalho multi disciplinar com as demais disciplinas, trabalhadas em sala de aula. Entro sempre em questões provocando os alunos a desenvolver noções de igual/diferente,observar numerais, quantidades (mais, menos, muito, pouco,nenhum,cheio, vazio), reforço a observação de formas geométricas (círculo, quadrado, triângulo, retângulo, etc.), questões sobre o meio ambiente, Ética e Cidadania.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?