Projeto Sítio do Pica pau Amarelo



Etapas do projeto

¹_Vida e obra de Monteiro Lobato

²_personagens do sítio
³_Animais

4_Plantas

5_Alimentação saudável




Etapa¹: O objetivo desse projeto é ampliar as informações sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato e possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados. Desenvolvendo a linguagem oral através de relatos, conversas informais, ampliando o conhecimento sobre o sítio e tudo que faz parte do sítio do pica pau amarelo, despertando nos alunos o interesse da vida animal, de uma alimentação saudável e do mundo natural e social.



Iniciei o projeto propondo uma discussão oral sobre as questões, despertando o interesse dos alunos para o projeto. Pesquisamos sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato, buscamos a biografia completa do autor através da leitura Minhas memórias de Lobato, autora Luciana Sandroni, Editora Companhia das Letrinhas. E as aventuras escritas por Monteiro Lobato com os livros Caçadas de Pedrinho e Reinações de Narizinho.

Fomos a sala de vídeo para assistir a um episódio do sítio em DVD, foi muito divertido e aproveitável aquele momento, os alunos ficaram encantados com a história Memórias da Emília.


Etapa²:Após assistir ao vídeo, fizemos uma retomada oral sobre a história. Relembramos também sobre o autor da literatura, Monteiro Lobato. O objetivo era alcançar até aonde os alunos já tinham capitado a respeito do autor. Como, nome completo, Data e local de nascimento e morte, fatos importantes e marcantes de sua vida. Falamos também dos personagens do sítio, características físicas, jeito de ser dos personagens. A partir de todo aquele envolvimento em torno da história Memórias da Emília, Busquei criar nos alunos uma auto crítica no que eles assistiram e se por um a caso conheciam um sítio, para minha surpresa muitos não tinham conhecimento, surgindo então a oportunidade para falar e questionar das coisas que fazem parte de um sítio. Perguntei as crianças o nome de cada personagem e fui registrando em fichas. Aproveitei para trabalhar as letras iniciais dos nomes dos personagens, comparamos com a escrita dos nomes dos alunos e procuramos as letrinhas no alfabeto móvel.








A hora agora é de trabalhar com o nome dos alunos. Construi junto com o aluno o nome dele no alfabeto móvel, frisando bem o nome de cada letrinha. Identificando nomes de outros coleguinhas na lista de cartaz fixado na sala, observando letras e quantidades de letras. Pedi para pesquisar as letras do nome em jornais e revistas para colar em folha. Todo esse trabalho teve a mediação constante do professor, pois o aluno está em processo de construção. Dependendo da dificuldade da criança, recortará somente a inicial ou algumas letras do nome que encontrar.



Dando continuidade ao projeto, propuz que construíssimos um texto coletivo permitindo a participação de todos com opiniões e sugestões. Fui registrando conforme o que diziam e fiz uma restruturação do texto. destaquei palavras, brincamos com fichas de palavras escondendo e os alunos procuravam as fichas nos esconderijos, eles acharam o máximo! Quando descobria a palavra falava qual era., isso fez com que as crianças fixassem a leitura de palavras do texto. Observe como ficou legal a produção deles.


Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?