A música e a interdisciplinaridade

Trabalhar a interdisciplinaridade com vários conteúdos através da música é unir a interação e o prazer. E como alfabetizar é um desafio, nada mais interessante do que lançar a música para integrar com variados conteúdos.
Vou postar algumas músicas que trabalho no dia a dia com meus pequeninos. Se o professor não conhecer a música poderá fazer adaptação utilizando músicas conhecidas como: Ciranda, Cirandinha, Pirulito que Bate-Bate, Fui no Tororó, Terezinha de Jesus, entre outras.

Bom-Dia

Bom dia, Bom Dia, Bom Dia a você
Bom Dia, Bom Dia, Ó como é que vai você?
(pirulito que Bate-Bate)

Boa-Tarde

Acabamos de chegar
Boa tarde vou dizer
Professora eu estava com saudades de você!

Acabamos de chegar
Boa tarde outra vez
Coleguinhas, como eu gosto
de encontrar-me com vocês!
(música Pirulito que Bate-Bate)

Antes da merenda

Cai a água na torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a merendinha
vou lavar as minhas mãos.

Vamos lavar as mãos
com água e muito sabão
Depois de comer a merendinha
com muita educação.
(Pirulito que Bate-Bate)

Hora de merendar

Chegou a hora de merendar
vamos comer bem devagar
Agora preste bem atenção
Papel e casca não se joga no chão.
(Terezinha de Jesus)

Despedida

Está quase na hora da gente ir embora
a minha mãezinha contente eu vou ver
Adeus professora para casa eu irei

Porém amanhã eu aqui voltarei!
Quem vai voltar amanhã?
(Terezinha de Jesus)

Trabalhando o nome

A canoa virou por deixá-la virar
Foi por causa d(o) a------
Que não soube remar

Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar

Eu tirava-------
Lá do fundo do mar

Meio ambiente

Não jogue lixo na rua, a a
Pois a rua é nossa, sa
És criança, ça
Bonitinha, nha
Deixe a rua, deixe a rua bem limpinha!
(Atirei o Pau no Gato)

Dia da semana

Cantemos felizes
A canção do dia
Hoje é segunda-feira (hoje é terça-feira, etc.)
Dia de alegria. (Bis)

Deixar sempre em cartaz a letra da música, é muito bom para estimular a criança na leitura. E sempre que for cantar mostrar a letra para leitura frisando bem as palavras. A criança de muito ver a letra da música, ela tenta escrever palavras através das palavras que ela tem sempre contato.





Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?