Organização de uma sala contextualizada


Para formar crianças leitoras e escritoras é preciso criar todo um ambiente alfabetizador, que motive nas crianças a necessidade de comunicar-se manuseando textos diferenciados.
Na sala deverá constar, permanentemente:
* lista com os nomes dos alunos, que deverá ser visível de qualquer parte da sala;
* calendário móvel, onde será colocado o numeral correspondente ao dia do mês;

* calendário fixo com todos os meses do ano, onde serão registrados os aniversários e as datas importantes para a turma;
* números com quantidades;
* alfabeto móvel feito em material concreto; papelão,borracha, madeira ou letras fixadas em garrafas de refrigerantes descartáveis;

* alfabeto afixado em lugar visível de qualquer parte da sala(maiúsculo e minúsculo);

* ficha com os nomes das crianças, com os três tipos de letras: Maiúscula e minúscula de imprensa, letras maiúscula e minúscula cursiva (letra de mão).
* Caixa de textos variados com o cuidado de renovar o material para evitar a sua memorização mecânica).
* cartazes com poesias, músicas parlendas, etc. Material que deverão ser renovados periodicamente.

* cartaz com regras de funcionamento geral da sala, elaboradas junto com os alunos.
* Silhuetas nas mobílias da sala.

Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?