Projeto nossa casa 1

Projeto Nossa Casa, surgiu para dar continuidade ao projeto Vivendo em família.

Objetivos:
*Ampliar gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social.
*Identificar diferentes espaços físicos utilizados pelo grupo familiar.

Conteúdo
*Conhecimento sobre os diferentes espaços físicos utilizados pelo grupo familiar.
*Identificação, por meio de comparação, de alguns aspectos do meio físico e social.

Desenvolvimento
Explicar que as famílias moram em residências e que são diferentes uma das outras. Orientar que a moradia nos protege do frio, do calor, da chuva, do vento e que passamos boa parte do tempo nela. Salientar que as moradias podem ser prédios, casa térrea de madeira ou alvenaria, sobrado, etc. Se sentir necessidade, falar sobre outros tipos de casas, como palafitas, iglus, ocas, entre outros. Comentar também sobre as pessoas que não tem onde morar e deixar que reflitam e comentem sobre o assunto.
Em seguida, pedir aos alunos que descrevam suas casas, oralmente, e por fim, façam, um desenho que as representem.

Pesquisando
*Pedir aos alunos que recortem, de revistas, algumas residências e, em seguida, colem em cartaz.

Construindo casa
-Utilizando material de sucata, sugerir que confeccionem prédios, casa e sobrados, utilizando caixas de sapato grandes e pequenas, colagens ou pinturas.
-Expor estas atividades na escola e convidar as outras turmas para apreciação do trabalho.

Projeto nossa casa 2

Objetivos
*Ampliar sua percepção relativa a elementos do seu meio físico e social.
*Relacionar a posição entre objetos no espaço, percebendo semelhanças e diferenças entre elas.

Conteúdo
*Possibilidade de ampliação do repertório de vivências e do conhecimento e respeito do meio físico e social.
*Relação de posição entre objetos no espaço.

Desenvolvimento
Retornar a atividade anterior, a qual trabalhamos diferente tipos de casas. Com base nela, explicar que uma casa é dividida em cômodos, cada um com uma finalidade, citando exemplos. É importante explorar, com os alunos, os móveis e os objetos que são específicos de cada cômodo.
Pedir, também, aos alunos, que comentem qual é o cômodo de sua casa que mais gosta, justificando sua resposta.

Sugestão de atividades:
-Brincando de casinha

*Propor uma brincadeira em que as crianças manipulem algumas peças de jogos de plástico de objetos de casas. Ex.:pratinhos, talheres, etc.
*Orientar a brincadeira ou deixar que as crianças a façam livremente. Se orientadas, pedir que construam inclusive os cômodos , utilizando a própria mobília da sala de aula, separando onde será o quarto, a cozinha, a sala, etc.
Nesse momento, propor ainda que assumam papéis da família e brinquem, imitando e representando. Oferecer inclusive vestimenta, para melhor caracterização dos papéis.

Momento lúdico em que as crianças brincam de casinha.


Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?