Ziraldo e o menino maluquinho

A leitura tem que se fazer constante na vida de nossos pequeninos. E nós como professores temos papel muito importante para despertar nos alunos o interesse pela leitura. É essencial que o professor leia diariamente para sua turma. O contato com diferentes tipos de texto deve assegurar a diversidade de situações de aprendizagem e de situações linguísticas.

Sempre que iniciar a leitura de um livro, o professor deve chamar a atenção da turma para algumas informações.

1- A capa e as informações que ela traz:
* o nome
* o nome do autor e do ilustrador:
* o nome e o logotipo da editora:
* o nome e o logotipo da coleção, quando houver.

2- os dados que aparecem na última capa: resenha da história, código de barra e etc.

3- os dados sobre o autor (biografia) e a página de expediente, onde aparece o nome de todas as pessoas que trabalharam no processo de edição do livro, além do endereço da editora.
Obs. Dependendo da idade da turma, pode-se reduzir as informações.
É interessante também fazer uma predição do título do livro. Para isso, tampe o seu título e deixe que eles sugiram todos os possíveis nomes, a partir da ilustração da capa.
Registre as sugestões no quadro, na medida em que forem aparecendo. Dessa forma os alunos irão observar como você escreve.
Faça um cartaz com os títulos sugeridos para a história e fixe-os na parede. Assim, os alunos podem copiar os títulos propostos e também compará-los com o título real. Você pode questionar: Quem mais se aproximou do título original?
A predição da história por meio das ilustrações é também uma ótima atividade. Você pode cobrir o texto e motivar seus alunos a criarem a história a partir delas.
Registre a história na medida em que ela for sendo contada e fazer comparações com as histórias criadas.

Minha filha participou da Mostra cultural da 2ª série da professora Jackeline, muito competente por sinal. Mostra cultural sobre Ziraldo e o menino maluquinho. Os trabalhos que eles fizeram foi show de bola. Ela aprendeu muito sobre o autor e amou as aventuras do menino maluquinho. E por sinal é uma exímia leitora.



Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?