Dia Nacional da Consciência Negra

Projeto: Dia Nacional da Consciência Negra
Público Alvo: Podendo adaptar para qualquer série
Duração: O ideal é o ano todo, trabalhar a diversidade ou como o professor determinar
Justificativa: De acordo com a lei N° 10.639, de 09 de Janeiro de 2003, o dia 20 de Novembro foi incluído no calendário escolar, data em que é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa mesma lei, também inclui o ensino sobre História e cultura Afro-Brasileira. Sendo obrigatório inserir temas como: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
A escolha dessa data dá-se porque no dia 20 de Novembro de 1695, Zumbi- líder do quilombo dos Palmares foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Então essa data foi escolhida para homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente como líder, mas também a importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.
E para trabalhar o conhecimento histórico da cultura Africana e suas relações no desenvolvimento da cultura brasileira, também as desigualdades entre a população de brancos, pardos e negros, sabendo que a população negra constitui parte da sociedade brasileira e são excluídos do processo sócio-econômico-cultural. E a forma como a sociedade se relaciona com os mitos da desigualdades, é que se faz importante auxiliar a criança a se socializar aprendendo a conviver com as diferenças e respeitar o outro.
Objetivos:
-Valorizar e estimular o respeito as diferenças.
- Incentivar e valorizar o respeito à história africana, resgatando o conhecimento da contribuição dos povos africanos e dos afro-descendentes na formação da sociedade brasileira na área social, económica e política.
- Levar os alunos a refletir sobre os conceitos de raça, etnia, estereótipo, racismo, preconceito a fim de desconstruir pré-conceitos.
- Levar ao conhecimento dos alunos, diversos tipos de literaturas relacionadas com o tema.
- Estimular jogos, brincadeiras e brinquedos que privilegia a diversidade.
O legal desse projeto que dá para incrementar vários tipos de atividades integrando a todas as disciplinas, História, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Artes, Educação Física.
Avaliação; Será através da observação do desenvolvimento dos alunos e análise das produções que permitirão o desenvolvimento de novas atividades que procurem atingir as dificuldades que irão surgindo durante a produção de cartazes, pesquisas e exposições dos trabalhos.
Culminância: Cartazes, produção de brinquedos, releituras, teatro e danças.
Breve postarei atividades trabalhadas com as minhas turmas. Bjs

Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?