Postagens

Mostrando postagens de maio, 2009

Engatinhando na leitura

Imagem
Antes mesmo de a criança saber ler socialmente, ou seja, ler como as pessoas alfabetizadas, ela já observa, pensa e vai adquirindo concepções individuais a respeito dos símbolos linguísticos.A criança cria várias hipóteses conscientes a respeito de leitura, ela adquire essa consciência à medida que interage com o meio em que vive, especialmente observando o adulto ler diversos materiais escritos e escrever. Apresentar o livro como uma das fontes mais representativas de portadores de texto, por excelência é o princípio de qualquer projeto literário, não menosprezando os outros meios, é claro. Nessa unidade de leitura, as crianças tomarão contato com textos adequados à sua compreensão e terão oportunidades de reescrever um livro de literatura infantil, cujo vocabulário acessível estimula o sucesso e o prazer pela literatura.

Ficha descritiva

Imagem
Já estamos em ritmo de relatório da Avaliação dos alunos na escola. Se bem, para os professores que já fazem a avaliação diária anotando em um caderninho sobre cada aluno, é mole! Para acompanharmos os alunos é necessário observarmos vários aspectos, para mim, os principais aspectos são: -Vocabulário: * A capacidade de conversar com os colegas e professor e ser atendido. *Usa sempre expressões novas em suas conversas diárias. -Comunicação/ Cognitivo *Repete histórias contadas pela professora, usando palavras próprias. * Cria e utiliza oportunidades de comunicação com outras pessoas. * Recebe e transmite recado á professora aos colegas e pessoas da Unidade de ensino. *Demonstra organização de seu pensamento com lógica. *Classifica objetos , segundo atributos (cor, forma, tamanho). *Localiza elementos a partir de um dado referencial ( perto, longe, fora, dentro, etc.) -Em se tratando da articulação: * Pronuncia corretamente os fonemas. * Não se percebe

2ª Blogagem coletiva, em defesa da infância

Imagem
Dia 18 de maio - Dia Nacional de combate ao abuso e violência infantil Diga não à violência e ao abuso de nossas crianças! ........................................... Fui convidada pela amiga blogueira Márcia , a participar dessa campanha que é muito importante para ajudarmos de alguma forma as nossas crianças. http://cantinhoencantadodaeducacaoinfantil.blogspot.com/ : Está sendo uma honra ser chamada a fazer parte desta ação . CAMPANHA NACIONAL:"Quem denuncia salva" ▼▼▼ ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente: Art . 241. Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet , fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança ou adolescente:Pena - reclusão de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. http://www.censura.com.br/index.php?option=com_contact& Itemid =3 ▼ Cartilha NAVEGAR COM SEGURANÇA http://www.censura.com.br/images/navegar_com_segu

Socialização através das brincadeiras

Imagem
O brincar está presente em cada momento vivido na minha turminha do Maternal. Aqui, eles estão brincando de Senhor Capitão! Uma criança fica no centro da roda com os olhos vendados, enquanto a roda gira, as crianças cantam: - Senhor Capitão preste muita atenção, quando o gato miar, adivinha onde está? O professor escolhe uma criança para miar, e o que estiver com os olhos vendados, tem que adivinhar quem miou. Eles se amarram nessa brincadeira. Eles se divertem no momento com os brinquedos. É legal ver os meninos e meninas dividindo a mesma brincadeira. Os meninos se amarram em brincar de casinha. Todos querem ser o pai! E as meninas já gostam da brincadeira de maquiagem. A Linguagem oral, assim como a escrita e os símbolos, estão presentes no cotidiano e na prática dos mecanismos de aprendizagem, pois é por meio das diferentes linguagens que crianças e adultos falam, se comunicam expressando sentimentos e ideias. Como a criança aprende? Aprende a partir das múltiplas interações que es

Organização de uma sala contextualizada

Imagem
Para formar crianças leitoras e escritoras é preciso criar todo um ambiente alfabetizador, que motive nas crianças a necessidade de comunicar-se manuseando textos diferenciados. Na sala deverá constar, permanentemente: * lista com os nomes dos alunos, que deverá ser visível de qualquer parte da sala; * calendário móvel, onde será colocado o numeral correspondente ao dia do mês; * calendário fixo com todos os meses do ano, onde serão registrados os aniversários e as datas importantes para a turma; * números com quantidades; * alfabeto móvel feito em material concreto; papelão,borracha, madeira ou letras fixadas em garrafas de refrigerantes descartáveis; * alfabeto afixado em lugar visível de qualquer parte da sala(maiúsculo e minúsculo); * ficha com os nomes das crianças, com os três tipos de letras: Maiúscula e minúscula de imprensa, letras maiúscula e minúscula cursiva (letra de mão). * Caixa de textos variados com o cuidado de renovar o material para evitar a sua memorização mecânic

Selinho!

Imagem
Recebi esse selinho do blog da Tânia e amei muito! http://pescarideias.blogspot.com/ Agora, tenho que repassá-lo para cinco blogs e os escolhidos foram: http://tiadaniele.blogspot.com/ http://alfabetizandocomfantasia.blogspot.com/ ; http://vidadeprofa.blogspot.com/ http://amulherqueora.blogspot.com/ http://espacocrescer.blogspot.com/

Projeto Dia das Mães

Imagem
Durante a semana vamos estar trabalhando essa data tão especial, embora o dia das mães seja todos os dias, não podemos deixar de frisar isso para os pequeninos. Não esquecendo também de valorizar aquelas mulheres que de alguma forma toma esse lugar tão especial na vida de muitas pessoas, as que não tiveram a oportunidade de serem criadas por sua mãe genética, mas que vêem nessa pessoa tão especial uma verdadeira"mãe". Mãe é aquela que ama, da carinho, cuida, respeita e está em todos os momentos presente na vida de cada um. Iniciar o projeto em rodinha para que cada criança, fale um pouco de sua mãe. Destacar poemas e músicas para que as crianças decorem e façam uma apresentação para a sua mamãe. *Trabalhar a palavra mãe em letras grandes para os alunos decorarem com pinturas, colagens e etc. *Fazer um cartão com figura de coração, flor, etc. E deixar que os alunos decorem de acordo com sua arte. Deixar vários materiais para a decoração. *Atividades com versinhos, usando a pal

Projeto nossa casa 1

Imagem
Projeto Nossa Casa, surgiu para dar continuidade ao projeto Vivendo em família. Objetivos: *Ampliar gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social. *Identificar diferentes espaços físicos utilizados pelo grupo familiar. Conteúdo *Conhecimento sobre os diferentes espaços físicos utilizados pelo grupo familiar. *Identificação, por meio de comparação, de alguns aspectos do meio físico e social. Desenvolvimento Explicar que as famílias moram em residências e que são diferentes uma das outras. Orientar que a moradia nos protege do frio, do calor, da chuva, do vento e que passamos boa parte do tempo nela. Salientar que as moradias podem ser prédios, casa térrea de madeira ou alvenaria, sobrado, etc. Se sentir necessidade, falar sobre outros tipos de casas, como palafitas, iglus, ocas, entre outros. Comentar também sobre as pessoas que não tem onde morar e deixar que reflitam e comentem sobre o assunto. Em seguida, pedir aos alunos que descrevam suas casas, oralmente, e por fim