Postagens

Mostrando postagens de julho, 2009

Projeto Pai - 2° Domingo de agosto

Imagem
O Objetivo maior deste projeto é desenvolver a afetividade das crianças, incentivando-as a demonstrar carinho e reconhecimento às pessoas que participam de sua vida. Atividades propostas * Converse com os alunos sobre a família deles, para saber se o pai mora junto com a família e como é essa relação. A data pode ser um momento difícil para a criança que não tem pai ou cujo pai está em uma situação com a qual a criança não sabe lidar. Um modo de amenizar isso é valorizar outra presença masculina do convívio familiar (avô, tio ou irmão mais velho, por exemplo). * Leia e explique para os alunos o texto informativo. * Organize uma oficina de presentes. Texto informativo O Dia dos Pais é comemorado de maneiras muito diferentes pelo mundo. Alguns países até nem têm um Dia dos Pais. Outros comemoram sem presentes, só com um passeio em família. No Brasil, a data é sempre lembrada nas propagandas de televisão: "O papai merece um presente, "Não se esqueça do presente do seu pai"

O faz-de-conta na Educação infantil

Imagem
Em suas brincadeiras, as crianças representam vários papéis. No jogo do faz-de-conta, passam de um papel para outro, brigam, disputam brinquedos entre si, fazem as pazes e, desse modo, estão descobrindo meios de lidar com suas emoções e reorganizando seus pensamentos. As histórias infantis também constituem boas oportunidades para que a criança entre em contato com medos, conflitos e ansiedades. Não é à toa que são eternas as histórias de lobos e madrastas malvados, bruxas com encantamentos e, por outro lado, fadas benfeitoras e crianças inocentes. Reserve um tempo da aula para ler um conto de fadas para a turma. Faça desse momento agradável, de prazer, sem exigir de imediato o silêncio dos alunos, como se fossem "obrigados" a ficar imóveis e mudos para ouvir a história. Em vez disso, envolva-os na atividade: *Apresente várias possibilidades de leitura. Deixe-os escolher o livro do dia, fazendo uma programação que inclua todos os livros escolhidos. *Escolha textos adequados a

Inscrição de cursos de graduação

Imagem
Recebi esse email do Ministério da educação e gostaria de repassar a todos os educadores que por acaso ainda não terminaram ou não possuem a graduação. Procure se informar. Bjs MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Gabinete do Ministro Esplanada dos Ministérios, Bloco “L” - 8º andar - Gabinete. 70047-900 - Brasília - DF - BRASIL Brasília, 06 de julho de 2009. Assunto urgente: inscrição dos professores em exercício nos cursos gratuitos de formação inicial para o segundo semestre de 2009 – acesso a Plataforma Freire Prezado(a) Professor(a), A Rede de Ensino a qual você pertence aderiu ao Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e elaborou seu Plano de Ações Articuladas (PAR), onde demonstrou as necessidades relacionadas à formação de seus professores, para assegurar a formação exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) a todos os educadores que nela atuam. A Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem a finalidade de org

O repensar na alfabetização

Imagem
Sem deixar de lado as questões importantes como a revisão de uma fundamentação teórica e a capacitação efetiva e permanente dos professores. Precisamos repensar nossa prática. E a alfabetização é a questão fundamental a ser analisada. Confesso que muitas vezes me pego perdida, paro e penso, será que é isso mesmo? Será que o que estou fazendo está tendo resultado? Trabalho com a alfabetização a mais de dez anos e somente o ano passado é que fiquei fora da alfabetização. E esse ano estou em salas diferentes, de manhã trabalho com turma de alfabetização e a tarde com o maternal, também estou de certa forma alfabetizando a turminha do maternal, sem aquela obrigação como a turma do pré. E a minha angustia é quando tenho que entregar atividades xerocadas a eles, eu fico tão angustiada, pois eles quando pegam a folha, já falam logo, o que que é pra fazer? Eles ainda não dominam a leitura e é ai que penso, qual é a verdadeira representatividade nisso. E então, me pego muitas vezes no planejame