Volta as aulas


As aulas começaram e com elas todas as expectativas para o novo ano letivo. É tempo de buscar novas ideias e novos estímulos. Afinal crianças gostam de novidades.

Apresento, a seguir, algumas sugestões e orientações de atividades para proporcionar à criança o acesso ao mundo letrado, à escrita e aos números.

Que tal iniciar o ano letivo, com a sala enfeitada com o tema ou projeto que for trabalhado durante o período?
O legal é procurar montar os painéis da sala com o motivo do projeto.


A organização do espaço

As crianças necessitam de espaços amplos e diferenciados para aprender e brincar. Por isso é importante que tanto na sala de aula como fora dela o educador organize tais espaços, nos quais os alunos sejam desafiados a realizar diferentes atividades.
A sala de aula deve ser um ambiente agradável onde as crianças possam ampliar sua vivência e fazer descobertas que resultem em aprendizagens. Esse espaço deve conter materiais de todos os tipos, inclusive os trazidos de casa ou confeccionados pelas próprias crianças.
O bom, é ter um espaço para que os pequenos não sintam tanto a falta da família, no início do ano é comum que haja choro, e o professor deve prevenir-se em reunião com os pais e pedir esses objetos de casa. Fazer um mural de fotos da família também é um calmante para as crianças, é uma forma de aproximá-las ao convívio de casa.

Eixos a ser trabalhados.

Língua portuguesa-
Ler para as crianças histórias, notícias, avisos, poesias e escrever bilhetes em todas as oportunidades que surgirem são formas de levar a criança à apropriação da linguagem escrita de forma significativa, compreendendo assim a sua função social.


Matemática
Observar a realidade ao qual a criança vive. É preciso que na educação infantil oportunize a manipulação de objetos como recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades interligando relação de semelhanças e diferenças.

Ciências Sociais
Exploração de elementos
-visuais
-táteis
-auditivo
-olfativo
-gustativo

Observação da natureza
-Necessidades da planta para germinar
-Partes da planta
-Utilidades da planta

Animais- Observação das características de cada um e cuidados devidos.

O corpo humano- Nomeação de partes do corpo.
Saúde e higiene- Higiene pessoal, nutrição e estabelecer relações entre os diversos elementos que compõe o seu meio.

Água- A importância na natureza, características e doenças transmitidas.

Integração Social
História e geografia

Integração ao mundo social- Reconhecimento pessoal, a família, casa como abrigo e como espaço de convivência familiar, a função dos cômodos da casa, escola, meios de comunicação, transporte, comunidade, bairro, ruas. Observação do tempo: frio e calor; chuva e seca. A ação do homem modificando a natureza. O campo e a cidade.











Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?