Projeto Leitura


Justificativa:

A leitura nos rodeia onde quer que vamos, e ao jovem em idade escolar ainda sujeito a aprendizagem convencional do ler e escrever é possível oferecer "Um mundo de leitura", com alternativas diversas tanto na forma quanto no conteúdo de textos, e a escola é espaço excepcional para este rico contato.

Objetivos:

* Possibilitar o acesso às diversas formas e conteúdos dos textos;
* Demonstrar a necessidade de leitura no dia-a-dia da criança;
*Desenvolver o hábito da leitura como algo prazeroso.

Público alvo:

Alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Duração:

De quatro a cinco meses.

Culminância:

Sarau de poesias
A ser realizado no fim do projeto

Atividades propostas:

* Ler, simplesmente:

- Aproveitar todos os recados enviados pela escola para uma leitura informativa, assim, o aluno irá para casa já sabendo do conteúdo do bilhete;
- Utilizar-se dos cartazes da turma que usa a sala em outro horário para se inteirar das novidades;
- Entrar no "mundo" do aluno, lendo bulas de remédios utilizados por eles, receitas realizadas em casa, embalagens de produtos comprados, manuais de eletrodomésticos, etc;

* Círculo e varal do livro:

- Escolher livros da própria biblioteca da escola e levar para casa. A cada leitura o aluno preenche a ficha e faz um resumo do que foi lido deixando-a exposta na sala, assim, os colegas terão o controle e conhecimento de todos os livros lidos. Exemplo de cabeçalho de ficha;

NOME DO LIVRO - AUTOR - EDITORA - ANO -

A cada livro o aluno poderá fazer um desenho para ilustrar a história ou reescrita do texto e expor em um varal no pátio;

Jornal:

-Notícias jornalísticas poderão ser lidas em dia combinado na entrada dos alunos, essas notícias poderão ser discutidas em sala caso haja interesse;
- Uma matéria de um acontecimento muito importante, como guerras, prisões, terremotos, etc, poderão ser lidos em sala em cárater de urgência, trazida pelos alunos ou pela professora. Se caso não obtiverem o texto do jornal, a professora poderá escrever o resumo da notícia vista pela TV;

Jogo da descoberta:

-Figuras de personagens como os heróis, os políticos, as celebridades mais conhecidas são coladas em pedaços de cartolina e expostos no quadro (ou chão) e os alunos receberão outros pedaços de cartolina com informações escritas a respeito das personagens;
- Cada aluno receberá dois ou três cartões de informação e tentará encontrar a quem pertence aquelas informações. Uma grande atenção terá de ter o aluno em sua leitura;

Hora da contação de histórias:

- Em horários como o do recreio, entrada ou saída, histórias poderão ser contadas, por alunos ou professores a pequenos grupos e estes a reproduzirão por escrito, apresentando para a turma em roda de leitura;

Leitura de imagens:

- Figuras recortadas com escrita dos nomes;

Visita a Museu eletrônico:

- Usando ou não aulas de informática, os alunos poderão observar obras de arte (telas, fotografias, objetos, etc) nos microcomputadores, com definições especificas e bem visualizadas, os alunos divididos em duplas poderão relatá-las, passando as informações para turma no dia seguinte;

Correio:

- Os alunos poderão escrever para outros alunos da própria escola ou de escolas conhecidas;
- As cartas serão lidas (em duplas) e corrigidas pelo professor, podem ou não ser lidas para a turma;

Textos para rir:

- Textos como anedotas, crônicas, tiragens, etc, poderão ser lidos em momentos de término de atividade, minutos antes do recreio, entrada, etc;

De casa:

- Textos trazidos de casa, escritos por membros da família e lidos na sala, podem valorizar a vida particular do aluno;

Copa do Mundo:

- Aproveitar o tema Copa do Mundo para fazer relações dos países, dos participantes, das localidades, etc.
- Ler o máximo de reportagens a respeito do tema, construir quadro informativo;

Eleições:

- Fazer listagens dos nomes dos candidatos a presidência.
- Pesquisar sobre a construção dos partidos e expor para turma.
- Tornar cada aluno um pseudo "candidato". Eles deverão escrever um discurso e ler para turma, poderão, se dividir pelos partidos que pesquisaram ou por partidos fictícios.
- Uma simulação de eleição pode ser feita; primeiro, a turma escolhe uns três ou quatro candidatos ( de partidos diferentes) e então os alunos poderão votar;

Feira Cultural - Reportagem:

- Cada sala pode ser relatada por escrito e depois lido para turma, os alunos serão "repórteres". Cada repórter responsável por uma sala.
- Após visitarem todas as salas, cada aluno fará uma carta de parabenização à sala que mais gostou, incentivando ao professor em sua criatividade;

Férias:

- Cada aluno se encarregará de procurar um texto que represente de certa forma as férias, e nos últimos dias de aula esses textos (poesias, crônicas, cartas, etc) seriam lidos para turma, após isso uma conversa informal sobre como gostariam que fossem suas férias e o que podem fazer para suas férias serem ainda melhores;

Diversidade:

- Cartazes sobre personalidades negras poderiam ser feitos, separando-os em artistas, atletas, políticos,... Relatando ao lado de cada personalidade um resumo de sua história.
- Um texto coletivo a respeito dos negros que hoje têm papel importante na sociedade, na cultura, na política.
- Deficientes físicos- relatos e notícias de jornais e revistas com pessoas que conseguiram superar a sua deficiência.
- Entrevistas com pessoas vindas de outros países, falando sobre suas culturas.



Avaliação:

Será realizada através de observações diárias e relatos dos alunos.

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