Projeto Literatura


O "Era uma vez..." tem um apelo irresistível para as crianças, levando-as a entrar no mundo de fantasia, encanto e magia. E é muito importante o professor contar ou ler para as crianças livros de Literatura Infantil e histórias de que as crianças gostam muito.

Trabalhamos o Projeto Aprendendo com os clássicos da Literatura Infantil o ano passado na Umei Abílio, o Projeto foi constituido no coletivo e a culminância foi a Mostra Cultural. Foi um sucesso!!
Justificativa:
A ideia de desenvolver atividades com os clássicos da literatura infantil, surgiu à partir do momento que descobrimos, através das histórias (contos) o quanto poderíamos explorar os aspectos sociais e emocionais dos alunos de uma forma lúdica.
Visando também, trabalhar conceitos familiar, responsabilidades, divisão de tarefas e profissões.

Objetivos:
- Despertar a curiosidade infantil, criando momento de troca entre o grupo.
-Promover momentos onde todos os integrantes do grupo possam partilhar suas experiências e socialização, através do reconto.
- Ofececer as famílias a oportunidade de partilhar com as crianças experiências lúdicas, reforçando assim a criação de laços entre gerações.
- Produzir trabalhos individual e coletivo, utilizando a linguagem oral, através de desenhos, explorando a criatividade, o gosto pelos contos, reconto e o respeito pelo processo de produção e criação.

Desenvolvimento:
- Em rodinha ter uma conversa informal sobre o Projeto a ser desenvolvido e a escolha por um "Conto de Fada"(história);
- Apresentação do livro, explorando a capa;
- Cada criança constrói a história, à partir das observações (reconto);
- Atividades utilizando reescrita, letras e reconto, explorando assim, alfabetização através do lúdico;
- Trabalhar no livro escolhido: Os personagens, a importância do "Nome Próprio", as letras, a identificação, através do próprio nome do aluno.
- Explorar a listagem com os personagens da história, e representações através de teatro oferecido pelos alunos em (Sexta-feira) Cultural;
- Construção de um livro, organizado pelos alunos;
- Promover oficinas com os pais, na confecção dos personagens ou trocas de receitas.

Recursos:

- Livros de literatura infantil;
- Cd's de histórias (Clássicos);
- Papel cenário;
- Pincel atômico;
- Chamex;
- Cola;
- Tintas;
- Lápis de cor;
- DVD com histórias Infantis;
- Giz de cera;
- Massa de modelar, etc...
- Máquina fotográfica.

Área de conhecimento:

- Língua Portuguesa, (expressão oral, leitura e escrita);
- Matemática: (Numerais, quantidades e identificação);
- Ciências Naturais/Ciências Sociais;
- História e geografia;
- Artes

Culminância:

- Apresentação do grupo (teatro);
- Confecção das receitas trabalhadas.


Avaliação:

Acontecerá de forma processual e contínua, através de relatórios, possibilitando o redimensionamento do planejamento de acordo com as necessidades.


Sugestões:

Alguns clássicos à serem trabalhados:
1- Branca de Neve
2- Chapeuzinho Vermelho
3- Pinóquio
4- Os três porquinhos
5- Peter pan
6- Cinderela, etc...


Maleta da leitura, os alunos amaram levar o livrinho para casa.


No final, os pais registravam o pensamento da criança e colocavam também o que achavam do projeto. Foi muito bom o resultado.



"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""















































































































































































Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?