MONTEIRO LOBATO



produção do livro da minha turma de alfabetização
Projeto Monteiro Lobato

Justificativa
A diversidade da Obra de Monteiro Lobato nos provoca o desejo de explorar em nossos alunos, o interesse pela leitura, interagindo com o conhecimento trazido pelos alunos ao conhecimento produzido no espaço escolar, para assim, transformar a realidade do entorno da escola ou de sua casa.

Objetivos
*Conhecer a vida e obra de Monteiro Lobato.
*Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados.
*Propor atividades de escrita que fazem sentido para as crianças.
*Registrar informações utilizando diferentes formas de desenhos, textos orais e escritos, jogos e brincadeiras.
*Estimular a criatividade e a imaginação através de objetos de artes construidos pelos alunos.
*Proporcionar um trabalho multidisciplinar com as demais disciplinas, trabalhadas em sala de aula.
*Despertar na criança o sentimento de respeito e valorizaçãoi do meio ambiente.
*Conhecer de forma generalizada o que é uma floresta, uma mata, um jardim.
*Sistematizar informações sobre os animais, habitat, características e alimentação.
*Explorar diferentes tipos de rótulos com objetivo de identificar alimentos de origem vegetal e animais, e produtos utilizados na higiene pessoal.


Desenvolvimento
Fazer diversas leituras da principal Obra de Monteiro Lobato "Sítio do Pica-Pau Amarelo" e conhecer outras Obras e a vida do autor. A leitura de "Caçadas de Pedrinhos¨ disperta nos alunos a curiosidade sobre os tipos de animais, pesquisas de animais selvagens e domésticos. Assistir o filme Caçadas de Pedrinhos, e aproveitar para falar das características e habitat dos animais.
Após o filme, construir diferentes tipos de animais com sucatas.
Confeccionar jogos, trilhas e livros de histórias.
Enriquecer o conhecimento e a importância de preservar as florestas, investigar alguns tipos de plantas que servem para alimentos, remédios.
Receitas de alimentos e medidas.

Avaliação do projeto

Avaliação será feita ao longo do Projeto, identificando aspectos cognitivos e aspectos afetivos relacionados a cada criança durante as atividades.


Livro dos meus alunos da alfabetização- produção de uma história do Sítio do Pica-Pau amarelo


"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?