Copa do Mundo


É, a copa do mundo chegou, e estamos em ritmo de copa! Estamos inserindo o projeto Copa do Mundo no nosso projeto O Planetinha pede socorro.

"O Mundinho" de Ingrid Biesemeyer Bellingrausen.

Para iniciar, comecei falando sobre o mascotinho da copa, vamos eleger o mascotinho da nossa turma, que ainda está em votação. A construção do nosso mascotinho, vai ser coletivo. A escolha do nome, também será a nível de escolha e votação da turminha e vai ser dentro do nosso subprojeto "animais marinhos".

Já estamos trabalhando com o mascote da copa o Zakumi, com o seu significado, um leopardo que simboliza o povo, o nome tem uma razão de ser "Za" quer dizer África do Sul na língua local, e "Kumi" é o número 10 em vários dialetos africanos. Trabalhei o nome com a escrita no quadro e a montagem no alfabeto móvel. Pintamos o desenho do Zakumi com as cores verde, amarelo e azul, destacando para as cores da bandeira do Brasil. Direcionei a turma para os enfeites de sala nas cores do Brasil. Mostrei a bandeira do Brasil e apresentei as cores e seus significados.
Explorando as cores da bandeira com atividades com papel crepom(amassar, picar e colar). Vou estar passando alguns informativos sobre o tema trabalhado, explorando a oralidade.

Apresentei o Mapa Mundi, comentei da distância dos países Brasil e a África do Sul, onde vai ser a copa, perguntei será que dá para ir de carro ou de ônibus? Expliquei da distância entre os dois países. Pedi para que observasse no Mapa onde estava o Brasil e o continente africano.
Engraçado que na hora que estava indo embora, vi minha aluninha de 3 anos falando pra mãe, que a tia Márcia falou que não dá pra ir de ônibus na copa não, pois é muito longe, tem que ir de avião, fica lá do outro lado do mar. Achei uma gracinha!!
Amanhã vou mostrar o globo terrestre, já que demonstraram tanto interesse, vou fundo.
Trabalhei as palavras África, Brasil, bandeira e Zakumi, com as letras do alfabeto móvel. E pintaram a letra B e colaram E.V.A amarelo, aproveitei para trabalhar cor amarela, a letra B e a coordenação motora. Trabalhando com a letra B, fazendo pesquisas de palavras, comparando com iniciais dos nomes dos colegas, comparando as palavras BRASIL e BANDEIRA.

Reconhecer a palavra Brasil como sendo o seu país de origem.


Durante esses dias de Copa vou estar fazendo um paralelo do Brasil e África do Sul, pois lá possui lagos deslumbrantes, pântanos e florestas onde vivem muitos animais, entre eles o maior mamífero marinho (baleia). Na África do sul, existe uma pobreza muito grande de falta dágua. Existem casos de doenças por falta de água potável e falta de saneamento básico em muitos lugares por lá. (explicar numa linguagem simples para que os pequeninos entendam o que é água potável e saneamento básico). Despertar nas crianças a consciência ecológica, como:
*Os cuidados para não desperdiçar água.
*Não deixar torneiras abertas muito tempo.
*Reconhecer a importância da água na vida dos seres.
*Como combater a poluição dos rios e mares.
As atividades irão estimular a coordenação motora através de recortes, pinturas com tinta, giz de cera. Rasgar papel, e colagem em folha. trabalhar a produção livre, explorando as técnicas a serem trabalhadas, através das cores do brasil. Uma das técnicas vai ser a de assoprar a tinta com canudinho e ver qual desenho irá surgir. E trabalhar as formas geométricas, quantidades, numerais e gráficos.
####################################

Comentários

Marianinha disse…
Adorei que vc veio participar da promoção, adorei a visita e o recadinho!

Achei um show vc trabalhar esse projeto com as crianças... eles amam mapas, bandeiras, e o colorido da copa é tudo! Parabéns!

Bjusss
Vanessa Lopes disse…
Oi Marcia!

Vim retribuir a visita!

Gostei muito do seu blog. Apesar de não ser professora de crianças, eu gosto muito de ver as ideias criativas que as professoras tem.

Bjs e bom final de semana.

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?