A HORA DA HISTÓRIA

A hora da história é um momento mágico,onde a criança cria um mundo de fantasia.
É necessário que motivemos nossas crianças despertando assim sua imaginação, criatividade e desenvolvimento intelectual.

Turminha do Infantil III, de Vila velha ES

Esse momento foi criado com o intuito de estimular o prazer da leitura em nossos alunos.
Devido o crescimento de crianças com acesso a jogos eletrônicos e a grande influência que a televisão tem na vida de nossos alunos, as atividades como leitura passam a ser colocadas de lado devido a falta de estímulos que cabe aos adultos inserir na vida das crianças.

Cabe também ao professor em sala de aula organizar esse momento de diversas maneiras: no início ou fim da aula; incrementando com músicas, fantasias, fantoches, pinturas; organizando uma pequena biblioteca na sala; fazendo empréstimos de livros para que a família leia em casa para a criança e criando uma infinidade de possibilidades.

O ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Na Educação Infantil, enquanto a criança não é capaz de ler sozinha, o professor pode ler para ela. Quando já é capaz de ler com autonomia, a criança não perde o interesse de ouvir histórias contadas pelo adulto; mas pode descobrir o prazer de contá-las aos colegas. Enfim, a "Hora da História" é uma momento valioso para a educação integral (de ouvir, de pensar, de sonhar) e para a alfabetização, mostrando a função social da escrita.

Turminha de Rio Marinho, Cariacica-ES



###################################################

Comentários

Unknown disse…
Olá Márcia,

Parabéns por essa iniciativa.

Realmente nossas crianças estão precisando ter mais contato com a leitura, pois ouvir histórias é divertido, aquece a imaginação e faz com que a criança aprenda sem perceber!

Beijos e até mais...

http://historiaparacriancalerouviresonhar.blogspot.com
Unknown disse…
Contar, ouvir, participar da Contação de Histórias é um momento de pura magia. Devemos fazer de tudo para que as cças gostem de ler. Parabéns por este seu lindo trabalho, amiga Márcia!
Marianinha disse…
Fantástico, Márcia!!!

Eu amo ler... sei que esse gosto veio da minha mãe, que até hoje sempre tem um livro por perto... e tento passar isso pros meus filhos também... todas as noites lemos uma história juntos... às vezes, eles mesmo escolhem, mesmo que a gente repita...

Minha filha está na 1ª série, aprendendo a ler tudo sozinha... uma graça...

E meu rapazinho tá na 5ª série, um luxo, não é mesmo? rsrsrs

Parabéns pelo trabalho!

Beijinhos!
Olá Márcia obrigada pela visita estou retribuindo!!Me encantei com todos os posts masss esse que lindooo amooo trabalhar com fantoches minhas aulas são planejadas em cima deles...me ajudam bastante e o resultadoooo é maravilhosoooo...beijinhos cheiinhos de contos e encantos!!tem selinho pra vc o meu blog tá!!
PASSEI PRA AGRADECER SUA VISITINHA E DIZER QUE ADOREI SEU CANTINHO PARABÉNS

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?