SEQUÊNCIA E SERIAÇÃO

O trabalho com a Seriação deve permitir ao aluno, criar diversas possibilidades proporcionando aprender e raciocinar de maneira autônoma.
Nós condutores desse processo, devemos estabelecer momentos e condições para realização das tarefas. Utilizando diversos recursos para garantir ao aluno real aprendizagem, não somente decorar, mas ir além de conceitos prontos.



Meus pequeninos se divertem quando temos que solucionar algum problema. Até mesmo quando estamos brincando, estamos resolvendo algum problema. Outro dia, contando uma história "Assembleia dos ratos", coloquei para os alunos como faríamos para resolver o problema que os ratos estavam passando, na história os ratos teriam que colocar o sino no pescoço do gato, mas como? Daí então surgiram várias ideias dos meus alunos, eles participaram do final da história, engraçado é que um dos alunos falou que se fosse ele dava um remédio para o gato dormir e quando o gato dormisse ele colocaria o sino no pescoço dele. Achei muito inteligente e engraçado a sua ideia, e ai surgiram várias outras.
Dei esse exemplo, pois a partir dai podemos criar várias situações pertinentes para explorar o raciocínio da criança para que ocorra verdadeiramente uma aprendizagem significativa.


Comentários

Genislene Borges disse…
Ótimo trabalho, parabéns! Professores buscando aprendizagens significativas, é isso que nossa educação precisa. Bjs.

http://www.mamaegenis.blogspot.com/
http://www.blogdagenis.blogspot.com/
http://escolasesivr.blogspot.com/
http://recantodasmamaesblogueiras.blogspot.com
Twitter: @genislene
jessy disse…
Amei seu blog! Parabéns pelo trabalho!
Aproveito para convidá-la para visitar meus blogs: http://educa-jessy.blogspot.com/ e http://jessy-dadivadedeus.blogspot.com/
Abraços,
Jessica
Pri disse…
oi..
nossa que lindo q ficou esse espaço, amei..tem sorteio no meu blog, quero muito q vc participe..beijos

Pri

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?