Projeto "Se essa rua fosse minha"


Passeio pelas ruas do bairro da escola

Brincando de trânsito

Projeto "Se essa rua fosse minha"
Série: Infantil III e IV- (Podendo ser adaptado a outras realidades)
Duração: 2 meses

Objetivos:
*Ampliar a percepção relativa a elementos do seu meio físico e social.
*Possibilitar a discussão de questões relacionadas à cidadania e ao uso da escrita como instrumento de comunicação entre os homens e como espaço de compreensão da realidade.
*Identificar cores e seus significados no semáforo
*Possibilitar a reflexão sobre como participar de forma crítica das questões que fazem parte do meio em que vive.
*Explorar o espaço físico de onde mora e da escola.

Conteúdos

Geografia: A rua
*Analisar as características das ruas, tendo como ponto de partida a observação de fotos, figuras e textos relacionados ao tema.
*Registrar informações pessoais em relação à rua onde mora.
*Organizar uma rua com base nos tipos de construções que podem ser encontrados nela(trabalho com sucatas).
*O que tem na minha rua? Tipos de comércios
*O trânsito.

História:
*História da minha rua
*Resgate de brincadeiras antigas

Linguagem
Texto: Letra da música "Se essa rua fosse minha"
*Cartaz com a letra da música
*oralidade
*Alfabeto
*Alfabeto móvel
*Palavras em contexto
*Dramatização
*Teatro e música

Matemática
* Gráfico a partir de nomes de ruas dos alunos
*Explorar a noção de numeral e quantidades.
*Formas geométricas
*Cores
*Bingo

Meio ambiente e saúde
*Água
*Dengue
*Os cuidados com a saúde

Metodologia e procedimento
Através do projeto "Se essa rua fosse minha", vamos buscar interagir com os alunos o lúdico, destacando e comparando os fatos. Despertando a curiosidade pela leitura, incorporando à aula diversos materiais escritos, DVD com histórias ou fatos históricos, CD de músicas, livros de pesquisa, jornais, revistas, dicionários e literatura infantil.
Reservar um momento da aula para leitura de uma história e outro para pesquisa. Fazer relatos da história lida com participação dos alunos interpretando o texto lido. Fazer dramatização da história. Cantar a música "Se essa rua fosse minha", fazer o cartaz da música, montar palavras com alfabeto móvel.
Observação da convivência no espaço próximo, resgate de brincadeiras antigas, brincadeiras de ruas. Quais os tipos de brincadeiras que fazem na rua? Os cuidados com os perigos das ruas. Registro de informações pessoais, pesquisa para casa, endereço completo para preenchimento do gráfico em sala e possível comparação entre nomes de ruas dos alunos. Destacar os tipos de comércios ou industrias. O que tem na minha rua?Aspectos da rua observando as casas, prédios e questão de esgoto e limpeza em relação ao lixo. Os problemas que prejudicam, como buracos, esgotos e bueiros entupidos. O que causam as enchentes? Fazer a apresentação da música "A chuva" de Cristina Mel, dança com os alunos apresentação para outras turmas. Falar da água e suas utilidades. O meio ambiente e preservação. Questões relevantes: Não jogar lixo no chão, não construir as margens dos rios, não desperdiçar água, os cuidados com a água parada para não proliferação do mosquito da dengue, higiene do ambiente e do corpo.
Apresentar o mapa do bairro da escola e a partir dai construir uma maquete da rua da escola. Porém antes fazer uma visita ao redor das ruas do local onde está situada a escola. Observação da escrita do nome de ruas e a numeração das casas. Placas e sinalizações, observando as cores do semáforo e o trânsito. Produzir com os alunos a rua com caixas e materiais reciclados. Organização de brincadeiras como, dramatizar uma rua com trânsito de carros, pedestres observando as placas e sinais. Construir com os alunos algumas placas de trânsito, observando cores e o que está sinalizando. Enfatizar que no mundo ao qual vivemos, encontramos muitos símbolos: placas, sinais de trânsito e esses objetos apresentam várias formas que comunicam alguma coisa, para isso é preciso atenção. As faixas de segurança indicam onde os pedestres devem atravessar (apresentar figuras das faixas de trânsito). Perto dos semáforos e das faixas de segurança podemos encontrar policiais de trânsito, eles ajudam na segurança do trânsito e dos pedestres. Devemos respeitar os guardas de trânsito e esperar sua ordem para atravessar. Pintar a figura do semáforo de a cordo com as respectivas cores, verde amarelo e vermelho, falando seus significados aos alunos.

Avaliação
Participação individual e coletiva através de atividades propostas em sala de aula, levando em consideração a contribuição de cada um a fim de permitir ao professor detectar os avanços e dificuldades através de cada conteúdo aplicado.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?