Postagens

Mostrando postagens de abril, 2012

Brincando com a matemática

Imagem
Matemática na educação infantil Aprendendo noções de quantidades, números e trabalhando o raciocínio lógico. Maravilhoso trabalhar de forma lúdica a matemática,

18 de abril, dia do livro infantil

Imagem
DATA COMEMORADA EM HOMENAGEM A MO NTEIRO LOBATO Este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidad e de Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a pu blicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Este notável escritor é bastante conhecido entre as cria nças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples ond e realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quand o criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a tod

Projeto de Literatura: Os Três porquinhos

Imagem
História : Os três porquinhos AÇÃO GERADORA : Livros de histórias e DVD da história citada acima. Conteúdos: - Exploração gráfica dos elementos que constituem a linguagem visual: Cor, descrição das cenas, identificação dos personagens, quantidades, objetos e figuras. _ Exploração do texto- interação e dramatização / livros de histórias. _ Noção de grandeza. _ Fazer comparações - perto/longe. _ Cartaz com nomes dos personagens, ou produção coletivo, dando um novo final para a história. _ Oralidade - Através do reconto da história. _ Coordenação motora do corpo. _ Reconhecer letra inicial do nome, fazer comparações com nome dos colegas (personagens da história). _ Identificação de quantidades relacionando ao número. _ História - início, meio e fim - saber que toda história tem uma sequência e um final. _ Fazer dramatização com fantoches, dedoches e com as próprias crianças dramatizando a história. _ Filmes DVD e CD com músicas e historinhas. _ Material reciclado fazer personagens ou cena

Capa de trabalhos

Imagem
Legal essa capinha para as atividades livres do semestre dos alunos que montei, amei! Essas atividades são aquelas que a criança desenha ou faz alguma produção escrita em folha A4. *********************************************