Projeto Identidade


Projeto: Identidade (Conhecimento de si e do outro)
Duração: Março e abril
Turma: 3 anos

Objetivos:

·     *  Promover a socialização.
·     *  Desenvolver o raciocínio e a memória.
·     *  Desenvolver a criatividade.
·     *  Incentivar o gosto por poemas.
·     *  Identificar dados pessoais relacionados à sua pessoa.
·     *  Identificar e registrar fontes históricas sobre sua vida.
·     *  Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história.
·     *  Revelar de diversas maneiras a autoestima.
·     *  Pesquisar a história do seu nome (apenas saber se conhecem).
·     *  Associar a escrita com a Matemática.
·     *  Conhecer e entender o seu desenvolvimento.
·   * Relacionar as formas geométricas com objetos do cotidiano, observando cor, forma e tamanho.
·     *  Conhecimento do seu corpo como todo e em partes.
·     *  Identificar os cuidados com o corpo.
·    *   Desenvolvimento da linguagem oral.
·    *   Conscientização dos órgãos dos sentidos e suas utilidades.
·    *   Identificar as pessoas de sua família.
·    *   Valorizar a família como um todo.
·    *   Identificar vários tipos de casa e seus cômodos.
·    *   Desenvolver o gosto pela higiene e organização da casa.
·    *   Incentivar o conhecimento da escola e sua história.


Conteúdo

·       Eu e meu nome
·       Eu e meu corpo
·       Eu e minha família
·       Eu e minha casa
·       Eu e minha escola
·       Eu e meus amigos



Estratégia:
                Eu e meu nome: Daremos início ao projeto fazendo uma pesquisa em casa sobre os dados da criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem comparados durante nossas atividades.
                Explicar que nascemos e com o tempo vamos crescendo. Não somos iguais, temos um jeito próprio de ser, características físicas, e um nome que é só nosso (cada um possui um registro que é a certidão de nascimento). Apresentar um modelo de certidão de nascimento.
                Faremos uma roda para discutirmos o resultado de nossas pesquisas em casa, e assim compararemos as semelhanças e diferenças entre eles.
                A segunda parte da pesquisa é saber por que os pais escolheram o nome e quais outros nomes que tinham em mente; quem escolheu o nome.

                Durante as atividades iremos cantar: “O barquinho vai levando o seu nome com carinho, ______________também vai viajar nesse barquinho”, “A canoa virou” e “Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu tirava _______lá do fundo do mar”.
Fazer diversas atividades relacionadas ao nome, como: jogos com a ficha do nome, observado a partir da escrita, misturar as fichas e cada um irá procurar a sua ficha. Dança das cadeiras: com as fichas em cima da cadeira, a criança dançará em volta das cadeiras, ao parar a música a criança irá procurar a sua ficha e sentará em cima onde está seu nome. Identificar a primeira letra do nome. Fazer pintura na letra inicial do nome, colar papel picado na primeira letra do nome. Procurar a letra inicial do nome no meio de outras letras.
                Depois de trabalharmos com o nome, vamos conhecer o nosso corpo. Iniciaremos fazendo as perguntas: Para que serve a boca? Os dentes? E a língua? Será que é ela que permite sentir o sabor dos alimentos? E o nariz, quem saber dizer para que serve? Quantas orelhas nós temos? Para que serve os ouvidos? E os braços e as pernas? E as mãos? E o corpo? Quem sabe dizer o que fica dentro do nosso corpo?
                Procurar se aprofundar o máximo em cada parte para esclarecer todas as dúvidas.
            Orientaremos aos alunos a localizarem o coração no próprio corpo. Outros órgãos também serão localizados como o pulmão (por meio de uma respiração lenta, enchendo-se bem o peito) e o estomago (tomando um copo de água e tentando acompanhar o trajeto da água).
                Trabalhando com o esquema corporal, será escolhida uma criança para servir de modelo no contorno do corpo em uma folha de papel.
                Depois cada um irá enfeitar e colocar os detalhes dos olhos, nariz, boca cabelo etc.
                Vamos carimbar as mãos e os pés em uma folha anotando o número que calça. Em seguida trabalharemos a altura, mediremos na fita métrica com ajuda da professora de educação física a altura de cada criança e depois cortaremos um barbante referente à altura da criança colocando na folha de atividades. “Este é o meu tamanho hoje”, colocar a data.
                Trabalharemos os sentidos oferecendo estímulos concretos fazendo com que manipulem os objetos, sintam cheiros e sabores diferentes, etc.
Conhecendo o meu corpo através do espelho da sala, observar os detalhes do rosto e cada parte do corpo. Cantar a música: “Cabeça, ombro, joelho e pé...” e "Minha boneca de lata". Conversaremos sobre as semelhanças e diferenças de cada um.
 Eu e minha família. Levar os alunos a perceberem que não existe um modelo de família. Ressaltar o respeito às diferenças existentes, os hábitos e comportamentos dos diversos tipos de família.
                Propor as crianças que contem para os colegas como é o dia-a-dia de sua família, quais são seus hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser obedecidas, como guardar brinquedos, não ver TV o dia todo, etc. Sugerir que comparem se há atividades comuns entre as famílias. Ressaltar a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias.
                Conhecer todos os membros de cada família pedindo que cada um fale um pouco sobre cada pessoa de sua família.
                Fazer um desenho: Eu e minha família, ilustrando todos os membros dentro de casa e como é a sua casa?
                (Vamos organizar um passeio no quarteirão da escola para as crianças observarem os diferentes tipos de moradia.).
                Promover um debate entre os alunos, perguntando por que as moradias são tão diferentes.
                Cada um falará de sua casa: Como é? Quantos quartos? Etc.
                (Dividir a classe em grupos e sugerir a construção de diferentes tipos de moradia com material e sucata. Orientar as crianças na coleta de materiais e na elaboração de modelos promovendo uma exposição com todos os trabalhos.).

Conhecendo a minha escola. Promover um passeio pela escola, incentivando as crianças a prestarem bastante atenção na localização das dependências e nos elementos que compõem o espaço físico interno e externo.
                Apresentar as pessoas que trabalham na escola, Em seguida vamos promover a “Hora da História” e contar à classe a história da escola, a origem do seu nome, quando foi fundada, etc.
                Conversar com as crianças sobre a importância da participação de todos na limpeza da escola e da sala de aula. Juntamente com elas, elaborar regras para a conservação da sala, registrá-las em um cartaz e fixá-lo no mural.
Contar a história do livro infantil, Bibi vai para a escola, do autor Alejandro Rosas. Desenvolver atividades que estimulem os aspectos afetivo, social e cognitivo das crianças. Construindo sua identidade, autonomia e estabelecendo laços afetivos e sociais.
Estabelecer o contato da criança com o próximo e o conhecimento de si e do outro.
                Quem são meus amigos?
                Ressaltar a importância da amizade e da união entre eles.
                Propor na roda da conversa o tema amizade. Quem é o meu melhor amigo? Fora da escola, quem são os meus amigos?
                Vamos fazer um cartaz para fixar no mural: Meus Amigos (Sentados um de frente para o outro, a criança desenhará o amigo, do seu jeito, observando os detalhes do rosto e do corpo, após deixar os desenhos para exposição).

Construir a boneca em cartaz grande e colar papel picado no corpo dela. Destacar as partes do corpo de Bibi, um triângulo e o rosto um círculo, aproveitar para trabalhar as formas geométricas: círculo, triângulo e o quadrado. Atividades relacionadas ao espaço e forma, dentro|fora, a partir de objetos dentro|fora do círculo ou triângulo.


Avaliação: Será avaliado o desempenho de cada um no decorrer do projeto.
Culminância: Trabalhos confeccionados pelos alunos para exposição.

(Projeto construído a partir de navegação pela internet, blog Banco de atividades e adaptado por mim.)



Comentários

Unknown disse…
Multiplicador(a), não deixe que mais um blog morra!

Dê a sua opinião, a vida daquele blog depende de você!

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

Esperamos por você! Desde já, agradecemos sua visita.

Irivan Rodrigues

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?