Planejamento de adaptação na educação infantil




Planejamento para o período de adaptação na Educação Infantil
_Objetivos Gerais:
*Desenvolver a interação entre alunos;
*Valorizar a amizade;
*Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
_Objetivos Conceituais
*Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
*Identificar as pessoas e suas funções no ambiente escolar;
*Construção da própria imagem e da identidade;
* Valorização positiva da própria identidade;
*Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
 _Objetivos Procedimentais
*Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
*Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
 *Adaptar-se aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
*Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
*Aceitação da separação da família durante as aulas;
 _Conteúdos Atitudinais:
 *Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
 *Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
 *participação na vida da escola;
 *Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
*Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
*Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
*Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
_Áreas a serem trabalhadas:

*Linguagem oral e escrita
*Oralidade
-Conversas, relatos de vivências, narração;
-Nomear professoras, funcionários e colegas;

*Linguagem escrita
-Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
-Pseudoleitura das regras de convivência;

*Matemática
-Orientação espacial;
-Percurso de trajeto, localização;
-Contagem oral;
-Jogos matemáticos;
-Leitura de calendário.

*Natureza e sociedade
-Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar;
-Identidade

*Visual
-Pintura livre (interferência);
-Modelagem
-Recorte e colagem;
-Fantoches, vídeos e histórias infantis;

*Movimento
-Roda cantada;
-Ginástica;
-Dança;
-Jogos simbólicos;
-Esquema corporal;

*Música
-Diferentes tipos de sons e ritmos variados.
_Avaliação: Observação diária no coletivo e individual, anotando os momentos relevantes que mais tarde nortearão a ficha descritiva da criança em seu período de adaptação.

Obs. Durante construção do planejamento, fui observando algumas dicas legais de colegas de sites, e fui fazendo minha adaptação conforme o meu trabalho.


Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?