VOLTA ÀS AULAS

Como deve ser o primeiro dia de aula?
A criança chega à escola cheia de expectativa.  Como será a minha escola, professor e novos colegas? E essas expectativas aumentam quando ela percebe que os pais deixam transparecer suas ansiedades.
Esse primeiro momento não deve ser muito prolongado, porém o aluno tem que sentir seguro e aceito no meio. É uma ocasião onde haverá troca e manifestação de carinho e amizade para criar vínculos afetivos favorecendo aprendizagens futuras.


Por isso, é necessário criar estratégias para esse primeiro momento. Estarei dando algumas sugestões de atividades para receber nesse acolhimento.
*A entrada no primeiro dia de aula, dependendo da turma haverá choro. Então, receber essa criança que está chorando com o responsável é sempre viável e deixá-lo participar, também.
*Receber a todos com sorrisos, demonstração de carinho e auxiliá-los até a rodinha que estará com alguns livros de histórias espalhados para distração das crianças.
*Boas vindas são sempre importantes ao receber os alunos e os pais, pois é a ocasião onde se evidencia a troca de alegrias, seja através de músicas cantadas pelo professor, do CD ou DVD.
*Dinâmica de integração:
-Dinâmica do peixinho: Cada aluno receberá um peixinho (peixes de várias formas recortados) para colorir com giz de cera. O professor desenhará um aquário grande no papel cenário, cartolina, EVA ou outro material. E por fim, pedirá que cada um cole o peixinho como quiser (deixar exposto na sala).
-A partir do momento que todos colaram você falará que cada peixinho representa uma criança aqui presente, cada criança é um ser “único” e que assim como os peixes, cada um “nada” em uma direção e que todos são diferentes, mas que no final todos se desenvolverão, uns mais, outros menos.

*Realização de jogos e brincadeiras. (jogos de encaixe, brinquedos variados como: carrinhos, bonecas, etc.).

*Distribuição de versos ou frases de boas vindas.
*Sugestão do cartão de boas vindas.
*Os moldes dos peixes poderão ser copiados da internet.

QUERIDA CRIANÇA!
SUA PRESENÇA MUITO NOS ALEGRA, AQUI NÓS VAMOS VIVENCIAR MOMENTOS DE DIVERSÃO, APRENDIZAGEM E FANTASIA.
VAMOS FAZER DESSE AMBIENTE UM LUGAR DE PAZ, RESPEITO E AMIZADE.
QUE POSSAMOS CRESCER JUNTOS A CADA DIA!
SEJAM BEM VINDOS!

PROFESSORA MÁRCIA



Comentários

Postagens mais visitadas

Ficha descritiva

Relatório de avaliação na educação infantil -Semestral

Como trabalhar noção de tempo na educação infantil?